sábado, 20 de outubro de 2012

Um novo universo



    As "Terebis" são revistas mensais que apresentam a progamação de tv para o publico infanto juvenil no Japão. Em suas paginas novas e antigas séries dividem espaço com anuncios de brinquedos e matérias especiais sobre classicos como Godzilla e Ultraman.
    Num tempo antes da internet como a conhecemos, meu unico veiculo de informação sobre tokusatsu eram essas revistas, com paginas poluidas com uma editoração confusa,cores vibrantes e repletas de informações, centenas de novos rostos que hoje fazem parte da minha cultura como Kamen rider Amazon, Jettoman e Akumaizer 3 foram vistos por mim pela primeira vez nas paginas da extinta テレビランド " Tv Land".
    Na minha pouca idade,  me esforçava para conseguir dinheiro e pelo menos 1 vez ao mes ir ao bairro da Liberdade para comprar uma dessas revistas, que eram como portais para uma alucinógena e fantástica dimensão de fantasia e emoção!  Andando pelas ruas da antiga Liberdade, que ainda não havia sido descoberta pelo ocidente e se remodelado como um ponto turistico, ainda que estivesse numa região tão popular como a Praça da Sé, marco zero da cidade. Buscava incessantemente por fontes dessas preciosidades, eram varias livrarias, cada uma com sua magia e seu sistema, lembro bem que as melhores ficavam mais afastadas da rua principal, numa região tomada por lojas de produtos evangelicos e lá se encontravam as edições mais antigas, com preço mais acessivel porém sem a sacola de "brindes" que sempre acompanhava as edições mais recentes, que traziam junto com seu alto valor, um selo dizendo que havia sido trazida de avião e não por barco como a maioria das publicações, assim contendo informações recentes e não com um atrazo de 3 meses com relação ao que acontecia na terra do sol nascente. Os vendedores das livrarias me olhavam de forma estranha por estar ali contemplando e consumindo algo de sua cultura e com um português muito limitado me perguntavam sobre meu gosto pelo universo que hoje é chamado pela massa de "otaku". Aos poucos fui descobrindo as ruas e segredos daquele bairro, da mesma foram que descobria o vasto mundo dos heróis de tokusatsu, e com o passar do tempo, continuei essa busca e nesse trajeto conheci outras pessoas como eu e tudo mudou, mas isso fica para outro post.

Alguns scans:




A Liberdade antes de sofrer a chacina estética cometida pela insanidade do prefeito Kassab com relação as midias.


2 comentários:

  1. ola amigo voce não pode escanear essasa revistas e postar aki cara quero muito essas revistas não tem como voce escanear e me enviar por imail visite meu blog sou muito fan de tokusatsus

    http://shintokusatsus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. sua página é incrivel , valeu pelo material que você divulga

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...