sábado, 20 de outubro de 2012

Um novo universo - Epilogo

    Num mundo onde as midias digitais como o Cd e Dvd ainda eram um conceito distante, a única maneira palpável se se ter contato com informações e materiais relativos ao tokusatsus eram em papel, Livros, revistas e algumas fitas de vhs e a fonte eram os amigos descendentes com familiares no Japão ou as livrarias e locadoras clandesitnas na Liberdade.
    Antes das primeiras revistas sobre universo otaku começarem a entrar em circulação por aqui, como a famosa Héroi e suas concorrentes, exisitiam alguns fanzines que falavam sobre seriados antigos em geral, e alguns deles publicavam algumas materias sobre os seriados exibidos aqui como Ultra Seven e Robo gigante, naquela época esses fanzines foram uma fonte importante de contato com outros colecionadores e aficionados pelo tema cuja comunicação era feita vai cartas, repletas de xerox que trocavamos.
    No inicio dos anos 90 criei meu Fanzine, o MegaZine, o primeiro no pais com conteúdo 100% voltado ao toku, a fonte eram as terebis, traduzidas a muito contra gosto pelo meu antigo professor de lingua japonesa, um divertido velhinho confeiteiro, muito diferente do que se espera de um tipico japones, que dividia seu tempo criando bolos e sobremesas, lecionando japones e jogando baralho e bebendo com seus amigos por toda madrugada numa especie de cassino que tinha em sua casa, que também era a nossa sala de aula.
     O Fanzine se chamava Megazine, em homenagem as Terebis que tinham o Magazine em seu nome. Criar esse fanzine foi muito importante, afinal o desejo de entender o que diziam essas Terebis e publicar algo de conteúdo interessante nas minhas materias me motivou a aprender a lingua Japonesa e também aprender a editoração eletronica: Corel Draw e Page maker, que depois se tornariam a base para todo meu trabalho atual na area de Publicidade, onde atuo até hoje.
    Voltando as publicações japonesas, existem também alguns livros que são nada mais que edições de luxo das Terebis, com conteúdo aprofundado e muitas, mas muitas imagens incriveis de heróis e monstros, porém como tudo que é bom, esses livros são muito caros e dificeis de se encontrar, vendidos por cerca de 300 reais cada um pelo menos, tive muita sorte de ter encontrado uma vez num evento de anime em Sp, um stand com muitos deles em um preço muito mais acessível do que nas livrarias.
     Existe um livro em especial que é incrivel, um compilado de todo conteúdo publicado na Terebi Magazine  nos anos 70. Uma possibilidade de contemplar as incriveis imagens e ilustrações dos clássicos Super Robots e das primeiras gerações dos Kamen Riders e Super Sentai. Uma peça fundamental na minha biblioteca.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...