sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A dura vida de um acumulador

    Ser apaixonado por animação e seriados sempre teve um alto custo em minha vida, mas nada foi tão sacrificado e mal aproveitado como a minha infinidade de fitas de video e todo trabalho que tive para adiquiri-las.
    Creio que comecei a gravar desenhos lá por 86. Meu primos, que tinham mais condições, viviam perto de casa compraram um video cassete e na casa deles tive a chance de poder começar a desfrutar dessa tecnologia. Imagine voce hoje ter só um pen drive de 2 megas para guardar tudo que é importante era eu em 86 possuindo somente uma fita t120. Levou muito tempo para eu poder ter meu proprio vcr, nessa época eu ja tinha cerca de 40 fitas, trabalhei muito para comprá-lo, foi em 1994, era um JVC 4 cabeças.
    Como um louco, por mais de 10 anos, tentei adiquirir todos tokusatsus, animes e catoons que pude. Montei uma videoteca com mais de 1000 fitas gravadas, frutos de uma determinação insana, a colaboração de muitos amigos e familiares e incontaveis viajens.
    Em São Paulo eu alugava fitas com gravações de progamação do japão em locadoras clandestinas no bairro da liberdade, as famosas piratas, voltava para o interior onde moro e fazia verdadeiras maratonas de reprodução, solicitando aparelhos VCR de amigos e parentes toda semana, eu mesmo cheguei a ter 5 ou 6 deles, chegando a copiar cerca de 30 fitas, (60 horas de progamação em 2 dias).
    Eu assinava 2 serviços de tv via Satelite e simulteamente em 2 televisores assistia e gravava distintos programas e desenhos, sim eu sou louco!
    depois de um tempo nessa sede por material, começaram a surgir os problemas, as fitas eram muito sensiveis as mudanças climáticas,  e a manutenção de tantas peças era muito dificil, me tornei um escravo, obrigado a passar horas de horas rebobinando fitas com o medo de perder todo o investimento de dinheiro e tempo que tive. Pouco a pouco começei a perder fitas para o bolor e outros problemas como formigas que se aninhavam dentro dos estojos.
    Ai veio a era da internet e os dvds, que colocaram um fim a esse castelo de cartas que desabou! de tudo aquilo, somente uma coisa eu sinto falta, os comerciais de tv que haviam entre os blocos, que naquela época parecia um estorvo, mas hoje seria de grande valor histórico.

Elas se foram, mas seu legado perdurará!



3 comentários:

  1. Sei como é ficar como um louco buscando séries e filmes japoneses, como eu faço nos últimos anos.Tenho um acervo regular, mas pretendo buscar o máximo que puder. Com o passar dos anos, creio eu que essa busca será mais intensa...

    ResponderExcluir
  2. Hoje só 2 coisas estão no seu caminho para ter tudo: banda ilimitada e altissima e muitos Terabites no HD! Agora tempo livre para assistir tudo depende so de voce. Voce tem sorte de não ter vivido a era analogica!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alessandro! Interessante seu relato. Comecei a colecionar fitas Vhs de produções japonesas com 15 anos, em 2003. Mas eram só fitas seladas, comprava de locadoras que estavam se desfazendo do acervo. Comprei fitas do Jaspion, Spielvan, Black Kamen Rider, Gaban, Lion Man e Jiraiya numa locadora supercaprichada, que tinha o maior cuidado com as fitas aqui em minha cidade. Em outra, comprei fitas do Ultraman da Intermovies, que estavam um lixo. Nem sinal de mofo, olhando o carretel, mas quando punha-se no video sujava o cabeçote na hora. Tive trabalho para limpá-las, em REW e FF algumas vezes, e ficaram boas. Perdi a fita do Jiraiya, uma do Fatal Fury e duas das Tartarugas Ninja da Sell Thru pra malditas formigas. Pensei que era devido à estante de madeira em que eu as armazenava. Troquei o lugar e ensaquei tudo, não tendo mais problemas com elas. Mas a preocupação de em poucos anos as constantes reproduções no videos, elas perderiam qualidade no contato da fita com o macanismo do VCR, que é o que realmente acontece. Felizmente, pra mim, não cheguei a ir tão longe no colecionismo de Vhs. O pouco tempo já havia me traumatizado bastante, imagine a você com mais de 1000 fitas! Em 2005, começaram a rolar dvds com as séries japonesas com imagem digital e áudio dublado inserido. Tirei um peso das costas. Das fitas que tinha, umas 75 a essa altura, passei o que valia a pena para dvd (comprei um gravador de mesa da Philips) animes como Granzote, Jovens Guerreiros, seriado do Homem-Aranha dos anos 70, VR Troopers, e etc. Estou feliz agora, sabendo que não irão se perder pra sempre. De lembrança, fiquei apenas com suas capas. Garimpo sempre umas fitas Vhs de vez em quando quando bato de frente com algo interessante. Sobre sua história, queria saber se gravou algo do Ultraman no SBT, com a dublagem da Cinecastro. E se na época dos Cavaleiros do Zodíaco, gravava com comerciais e tudo. Seria uma recordação incrivel. Também lembro com carinho dos tempos áureos da Fox Kids, em 2001, quando era realmente um canal divertido... Aguardo a resposta. Um abraço, Alessandro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...